e
HIPOTERAPIA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiThZMlMyeYft4pWAOSLd_Keb4LQgqUG_qMugWPAcT7_EfWBMHHxTw-ZpQIu_OZUdaqdlmfVkLe9Fg_1TVX0L4PoJutGoRXChaKMHCowHpsZ8-glkrF-GyabehYn9p7-zqR2d9fu5c_hs4/s1600/DSCF0996.jpg)
Hipoterapia – Os benefícios da equitação
São já muito antigos, desde a época de Hipócrates (458-370 a.C.), que indicavama equitação como forma de regenerar a saúde.
Os relatos sobre os benefícios terapêuticos envolvendo cavalos têm sido descritos já desde essa época.
Várias investigações internacionais confirmam que a Hipoterapia consiste num método educacional que favorece a alfabetização, socialização e o desenvolvimento global de alunos portadores de necessidades educativas especiais.
Os benefícios da hipoterapia são diversos e abrangentes ao nível cognitivo, físico e psicológico. A nível cognitivo contribui para a estimulação da atenção selectiva e concentração, a nível físico permite, para além da tonificação musculo-esquelética ,contribui trabalhar equilíbrio, postura e respiração. A nível psicológico evidenciam o aumento da auto-estima, da confiança, da tolerância à frustração e diminuição da agressividade.
As sessões de hipoterapia pretendem proporcionar às pessoas com necessidades especiais físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas o seu desenvolvimento biopsicossocial, estimulando suas potencialidades, respeitando os seus limites e visando a integração e inserção social.
A prática desta intervenção deve ser realizada por uma equipa multi-profissional que actua de forma interdisciplinar com tendência a transdisciplinaridade, uma vez que as vantagens associadas são a vários níveis de intervenção e actuação.
As sessões podem ser de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência física e/ou, mental; sessões de educação para pessoas com necessidades educativas especiais; sessões sócio-educativos para pessoas com distúrbios evolutivos ou comportamentais.
Geralmente as sessões têm uma duração de 45 minutos, sugerindo-se a repetição durante a semana. A sessão inicia com a escolha do cavalo pelo instrutor e logo após o paciente irá ser convidado a participar nesta sessão durante apenas 30 minutos, seguindo sempre as instruções do instrutor. Após a sessão, o paciente e instrutor irão proceder à limpeza, alimentação e troca de afectos entre o cavalo, o que por seu lado, irá permitir e contribuir para o início ou melhoramento do processo de socialização. A componente de prazer e descontracção associados à hipoterapia fazem com que o praticante seja activo no seu processo de reabilitação e educação, melhorando também a sua qualidade de vida.
São diversas as actividades possíveis de realizar durante as sessões de hipoterapia. Dependem totalmente dos défices e necessidades do paciente, bem como, dos interesses e objectivos que o terapeuta pretende atingir.
Como referido anteriormente a equipa técnica multidisciplinar de apoio acompanhará as diversas fases de implementação e execução das sessões, reunir-se-á com a frequência necessária para avaliação das actividades sugerindo adaptações e modificações necessárias ao cumprimento dos objectivos propostos.
A hipoterapia é aconselhada para situações de paralisia cerebral, autismo, síndromade Down, défices de coordenação-motora, hiperactividade, dificuldades de aprendizagem, distúrbios visuais e/ou auditivos, acidentes vasculares cerebrais, postura e alguns problemas ortopédicos.
Deve ser acautelado em situações de lesões graves da coluna vertebral, luxações, síndroma de Down com excesso de afrouxamento nas primeiras vértebras cervicais e pouca sensibilidade na região das coxas.
São vários os centros hípicos e picadeiros que possuem técnicos credenciados e desenvolvem estas sessões em diversos pontos do país. Geralmente são os técnicos de Terapia Ocupacional os responsáveis pela organização e planeamento estratégico dos programas a implementar, complementando o seu trabalho em articulação com psicólogos, psicomotricistas, instrutores de equitação entre outros.
Para todas as informações:
Telefone 00 351 929 153 341
Fernando Rocha
Aluguer para Festas
Os preço é por pessoa, mas tem um valor mínimo,
Damos todas as informações que entender por telefone. Para marcar só depois de uma visita ao local, ver as instalações e se ajusta ao que pretende.
No local podemos ajustar o preço ao que pretendem.
Aulas de equitação
Convém visitar o local e falar com a pessoa responsável, Professora de Equitação Mónica Silva ou Professor Ruben Martins.
Massagens
As massagens são feitas por marcação com preços a acordar com a massagista Elizabete.
Aluguer para Festas
Os preço é por pessoa, mas tem um valor mínimo,
Damos todas as informações que entender por telefone. Para marcar só depois de uma visita ao local, ver as instalações e se ajusta ao que pretende.
No local podemos ajustar o preço ao que pretendem.
Preços para festas ronda :
* Uso de Exterior sem banhos na piscina + com ou sem churrasco, 1.00 a 1.20 P/ pessoa, Se o nº pessoas não fizer 40.00 euros, este é o mínimo.
* Uso de Exterior com banhos na piscina + com ou sem churrasco, 5.00 a 8.00 P/ pessoa, Se o nº pessoas não fizer 130.00 euros, este é o mínimo.
* Uso do Salão + com ou sem churrasco, 1.50 a 1.80 P/ pessoa, Se o nº pessoas não fizer 80.00 euros, este é o mínimo.
* Uso do Salão + Exterior sem banhos na piscina + com ou sem churrasco, 1.50 a 1.80 P/ pessoa, Se o nº pessoas não fizer 100.00 euros, este é o mínimo.
* Uso do Salão + Exterior com banhos na piscina + com ou sem churrasco, 3.70 a 5.00 P/ pessoa, Se o nº pessoas não fizer 220.00 euros, este é o mínimo.
* Uso Só banhos na piscina 5.00 P/ pessoa, meio dia, dia inteiro 8.00 euros.
Nota importante:
O espaço encontra-se limpo, mas tratasse de um meio rural, e a praticar preços que não dá para entregar completamente pronto a usar, pode precisar de uma limpeza mais profunda do espaço.
Aulas de equitação
Convém visitar o local e falar com a pessoa responsável, Professora de Equitação Mónica Silva ou Professor Ruben Martins.
Massagens
As massagens são feitas por marcação com preços a acordar com a massagista Elizabete.
Uso da Piscina
Convém marcar pelo telefone.
Convém marcar pelo telefone.
Sem comentários:
Enviar um comentário